SIPAT como um diferencial para o Técnico em Segurança no Trabalho

Se você está procurando emprego como Técnico em Segurança do Trabalho saiba que organizar a SIPAT pode fazer uma grande diferença para ser escolhido entre os demais.

Hoje em dia, investir em segurança do trabalho é algo fundamental para qualquer empresa que prese por seus funcionários. Evitar acidentes de trabalho em qualquer proporção é uma responsabilidade prevista por lei, que garante a segurança dos trabalhadores de todas as áreas, mas principalmente dos setores de indústria e construção, que oferecem maior risco.

Um colaborador que se acidenta durante o trabalho pode causar muita dor de cabeça e trazer grandes prejuízos aos empresários, como a perda da mão de obra, gastos com licenças, indenizações, auxílio-acidente, reposição de maquinário, além de correr o risco de atraso na entrega de projetos e ficar com a imagem manchada no mercado.

E a forma mais eficaz de minimizar as chances de acidentes dentro das empresas é pela contratação de técnicos em segurança do trabalho, por isso, muitos empresários estão de olho em profissionais qualificados nessas áreas para integrar o setor responsável por cuidar da segurança de seus funcionários.

sipat-como-um-diferencial-para-o-tecnico-em-seguranca-no-trabalho

SIPAT

 
 

Por que saber organizar a SIPAT pode ser um diferencial?

Mas conseguir uma recolocação no mercado de trabalho em tempos de crise pode não parecer algo tão simples, por isso os profissionais devem estar o tempo todo estudando e se atualizando para poder se destacar dentre os candidatos. No caso dos técnicos em segurança do trabalho saber organizar uma SIPAT pode ser um grande diferencial.

A Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho é uma das principais ferramentas que um técnico em segurança tem para estimular a conscientização dos funcionários para evitar os acidentes de trabalho, além de ser uma obrigação regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

As empresas devem promover todos os anos uma semana inteira dedicada a prevenção ao acidente de trabalho e, para manter os funcionários interessados em participar, é importante que a cada ano a SIPAT ofereça palestras e atividades diferentes. Por isso, os setores precisam de profissionais com qualificação em promover a SIPAT.

Outras dicas para se destacar no mercado

Um profissional que busca se destacar no mercado como técnico em segurança do trabalho deve ficar sempre atento às novidades e mudanças do setor e em constante estudo, afinal leis e NRs novas podem entrar em vigor, bem como as já existentes podem ser atualizadas ou revogadas todos os dias.

Estude também sobre as atividades específicas da empresa em que deseja atuar. Isso porque, cada segmento empresarial oferece diferentes tipos de riscos aos trabalhadores e cabe ao técnico se especializar nas formas de prevenção também específicas. Mostrar que conhece bem a empresa para qual está se candidatando certamente será um diferencial.

Outra característica fundamental em um profissional dessa área é a tolerância. Trabalhar com pessoas é trabalhar com confiança. Por isso, o técnico em segurança do trabalho deve ser educado e paciente para ensinar as normas aos funcionários, que precisarão confiar em você para seguir as suas orientações. Posturas arrogantes e desrespeitosas apenas afastarão as pessoas de você, o que irá dificultar, e muito, a realização do trabalho.

Por fim, mostre o quanto você é apaixonado pela profissão que escolheu. Profissionais que demonstram prazer no que fazem têm muito mais chances de serem contratados.

 
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *