Como Potencializar o seu Currículo

Possuir um currículo com os dados adequados e que mostre todas as suas competências é importante. Conheça dicas para potencializar o seu currículo!

O currículo é um item indispensável em situações de entrevistas de emprego – sendo a forma mais comum –, e geralmente, as empresas fazem uma análise detalhada dele para conhecer melhor o candidato.

Contudo, se o currículo não for bom (em termos de conteúdo e a apresentação desse conteúdo), você poderá perder a chance de continuar no processo seletivo pela vaga desejada.

como potencializar o seu curriculo

Por que melhorar o currículo?

O currículo é o começo da etapa em conseguir um novo emprego ou mesmo trocar de ares. O currículo fornece sua apresentação para o recrutador que irá entrar em contato (ou não) com você.

Potencializar o currículo significa relatar corretamente a vida educacional e também acadêmica, assim como as experiências profissionais já alcançadas, de modo que o recrutador tenha uma ideia de quais são suas habilidades e competências, bem como:

– Comunicar, com clareza, o que você objetiva;

– Expor por que você merece o cargo;

– Mostrar as contribuições dadas por você nos outros empregados.

Assim, deve-se entender que o currículo passa a primeira impressão do candidato e procura-se ser cuidadoso na hora da elaboração e melhorar o currículo.

O que precisa existir no currículo?

Antes de pensar em encaminhar seu currículo para as empresas, você estar ciente que todas as informações devem ser verdadeiras, corretas e de fácil leitura!

Um currículo bem feito deve ser composto por:

– Dados pessoais: os dados para contatos servem para que a empresa contate o candidato facilmente;

– Objetivo profissional: cargo e área de interesse;

– Formação acadêmica: do grau mais elevado para o menor;

– Idiomas e outros cursos (na área desejada, de informática, e outros relevantes);

– Experiência profissional.

Como potencializar o seu currículo

Um currículo eficiente aumenta as chances de contratação ou de continuar no processo seletivo, principalmente em épocas com a economia desacelerada e busca/manutenção do emprego é extremamente importante.

Desse modo, o currículo é detentor de poucos minutos de atenção do recrutador, e esses minutos são cruciais. Por isso, para melhorar o currículo, podemos seguir algumas dicas, detalhes e observações essenciais!

1. Cuidado com os erros de português! Mesmo sendo de conhecimento de todos, deixar o currículo com algum erro despercebido – principalmente com a nova ortografia ou acentuação – compromete a qualidade e a imagem pessoal;

2. Inclua somente informações relevantes. Quanto menos informações, melhor. Porém, as informações devem ser úteis. Por exemplo:

3. Evite colocar números de documentos, tais como o CPF ou RG;

4. Informações sobre aparência não são recomendadas. Claro que alguns cargos dependem disso, porém não precisam ser explicitados no currículo;

5. Mencione, com clareza, qual é seu objetivo profissional, isto é, suas perspectivas quanto a sua carreira;

6. Demonstre resultados: seus cargos anteriores ou seus projetos extracurriculares tiveram resultados notáveis? Colocar isso em um currículo é um diferencial;

7. Formatação do currículo: tenha consistência. Siga um estilo padrão para todo o documento;

8. Sempre atualize seu currículo;

9. Um detalhe que pode melhorar o currículo é o endereço de e-mail. Sempre possua um e-mail profissional, ou seja, evite nomes como “[email protected]…” e opte por algo como “[email protected]…”;

10. Se você tem dificuldades em formatar um currículo, pois não tem conhecimentos em word, uma dica é optar por um currículo pronto para preencher.

Potencializar o currículo, portanto, é uma boa maneira de causar uma boa primeira impressão, mesmo não pessoalmente. Não esqueça: corte os excessos e apenas deixe os dados que realmente interessam!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *