Pós-Graduação: O que é? Por que fazer uma?

Explicamos tudo sobre o que é uma pós graduação, como ela funciona e por que você deve fazer a sua

Algumas décadas atrás, acreditava-se que o diploma de ensino superior era o diferencial necessário para conseguir uma vaga importante em uma empresa e ter a carreira alavancada. Porém, no mundo atual, a quantidade de pessoas com diploma superior no mercado é cada vez maior.

O que pode ser considerado um diferencial verdadeiro para muitas funções, hoje em dia é uma pós graduação.

Será que a sua carreira já está pronta para uma pós? Qual caminho seguir? Vamos explicar aqui, exatamente qual é a função da pós em sua vida profissional e academia e entender quando e como escolher sua pós graduação.

pos graduacao

Pós graduação – do que se trata?

Uma pós graduação é destinada para aqueles que já concluíram o curso de graduação, e que visa a formar e aperfeiçoar pessoal docente para o ensino de nível superior, estimular o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, e proporcionar o treinamento de técnicos de alto padrão.

Pode ser pós-graduação “lato sensu” (geralmente é feita em 360 horas, e não é avaliada pela Capes), ou pós-graduação “stricto sensu”, ou seja: mestrado. Esta é avaliada pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (www.capes.gov.br).

Veja como por exemplo: um profissional termina seu curso universitário em administração de empresas, e decide que deseja se tornar um grande executivo, galgando os degraus das hierarquias das grandes corporações e chegar a CEO de uma empresa. Para que isto ocorra, é fundamental que ele faça um MBA, que é uma pós graduação para administração e outros cursos especializadas em formar executivos.

Caso esta pessoa desejasse se tornar uma pessoa responsável pela administração de sua pequena empresa familiar, porém, teria muito mais uso para uma pós em ciências contábeis, que correlacionasse sua capacidade de administração com a manutenção das taxas em dia. Pensando desta maneira, pode-se entender que a pós graduação é uma decisão ainda mais delicada que a graduação.

Vantagens de se fazer uma Pós

São várias delas, como por exemplo:

– Contam pontos para quem deseja fazer concursos

e em alguns casos até melhoram sua remuneração;

– São o diferencial em uma disputa por vaga de emprego;

– Melhoram o conhecimento profissional como um todo.

Como escolher sua pós graduação?

Não é uma decisão fácil, mas algumas coisas devem ser levadas em conta ao escolher sua pós graduação:

– Escolha uma especialização que lhe dará prazer: seja um(a) especialista naquilo que mais te fascina na sua profissão. Esta é uma das formas mais fáceis e interessantes de se escolher sua pós. Cuidado, entretanto, não escolha uma pós que não tem espaço no mercado;

– Do que o mercado/sua empresa precisa? Se você pretende fazer uma longa carreira na sua empresa atual, verifique quais as possibilidades de pós graduação trariam mais vantagens para você e sua empresa. Caso a empresa não seja a responsabilidade, faça a mesma pergunta relacionando você e o mercado;

– Não tenha pressa: Terminou a faculdade? Parabéns. Não precisa correr para a pós. Existem outros cursos que você pode fazer para se manter estudando, que podem ser muito mais úteis para sua carreira do que uma pós escolhida de forma errada.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e te auxiliem a chegar em sua objetivo com a sua pós graduação, ok? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

2 Comentários

  1. João Vieira 25 de fevereiro de 2018
  2. Raquel 22 de março de 2018

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *