Possuir um currículo com os dados adequados e que mostre todas as suas competências é importante. Conheça dicas para potencializar o seu currículo!
O currículo é um item indispensável em situações de entrevistas de emprego – sendo a forma mais comum –, e geralmente, as empresas fazem uma análise detalhada dele para conhecer melhor o candidato.
Contudo, se o currículo não for bom (em termos de conteúdo e a apresentação desse conteúdo), você poderá perder a chance de continuar no processo seletivo pela vaga desejada.
Por que melhorar o currículo?
O currículo é o começo da etapa em conseguir um novo emprego ou mesmo trocar de ares. O currículo fornece sua apresentação para o recrutador que irá entrar em contato (ou não) com você.
Potencializar o currículo significa relatar corretamente a vida educacional e também acadêmica, assim como as experiências profissionais já alcançadas, de modo que o recrutador tenha uma ideia de quais são suas habilidades e competências, bem como:
– Comunicar, com clareza, o que você objetiva;
– Expor por que você merece o cargo;
– Mostrar as contribuições dadas por você nos outros empregados.
Assim, deve-se entender que o currículo passa a primeira impressão do candidato e procura-se ser cuidadoso na hora da elaboração e melhorar o currículo.
O que precisa existir no currículo?
Antes de pensar em encaminhar seu currículo para as empresas, você estar ciente que todas as informações devem ser verdadeiras, corretas e de fácil leitura!
Um currículo bem feito deve ser composto por:
– Dados pessoais: os dados para contatos servem para que a empresa contate o candidato facilmente;
– Objetivo profissional: cargo e área de interesse;
– Formação acadêmica: do grau mais elevado para o menor;
– Idiomas e outros cursos (na área desejada, de informática, e outros relevantes);
– Experiência profissional.
Como potencializar o seu currículo
Um currículo eficiente aumenta as chances de contratação ou de continuar no processo seletivo, principalmente em épocas com a economia desacelerada e busca/manutenção do emprego é extremamente importante.
Desse modo, o currículo é detentor de poucos minutos de atenção do recrutador, e esses minutos são cruciais. Por isso, para melhorar o currículo, podemos seguir algumas dicas, detalhes e observações essenciais!
1. Cuidado com os erros de português! Mesmo sendo de conhecimento de todos, deixar o currículo com algum erro despercebido – principalmente com a nova ortografia ou acentuação – compromete a qualidade e a imagem pessoal;
2. Inclua somente informações relevantes. Quanto menos informações, melhor. Porém, as informações devem ser úteis. Por exemplo:
3. Evite colocar números de documentos, tais como o CPF ou RG;
4. Informações sobre aparência não são recomendadas. Claro que alguns cargos dependem disso, porém não precisam ser explicitados no currículo;
5. Mencione, com clareza, qual é seu objetivo profissional, isto é, suas perspectivas quanto a sua carreira;
6. Demonstre resultados: seus cargos anteriores ou seus projetos extracurriculares tiveram resultados notáveis? Colocar isso em um currículo é um diferencial;
7. Formatação do currículo: tenha consistência. Siga um estilo padrão para todo o documento;
8. Sempre atualize seu currículo;
9. Um detalhe que pode melhorar o currículo é o endereço de e-mail. Sempre possua um e-mail profissional, ou seja, evite nomes como “fulanogostadeborboletas@…” e opte por algo como “fulanodasilva@…”;
10. Se você tem dificuldades em formatar um currículo, pois não tem conhecimentos em word, uma dica é optar por um currículo pronto para preencher.
Potencializar o currículo, portanto, é uma boa maneira de causar uma boa primeira impressão, mesmo não pessoalmente. Não esqueça: corte os excessos e apenas deixe os dados que realmente interessam!