Eles Foram Demitidos e Deram a Volta por Cima: Inspire-se!

Joanne trabalhava como secretária em um escritório, e gostava de escrever pequenas histórias durante o seu horário de trabalho. Seu chefe, não gostando nada daquele comportamento, resolveu demiti-la. Como você pode imaginar, Joanne ficou arrasada, pois de onde iria tirar o sustento de sua família agora?

No entanto, em vez de ficar deprimida e chorando pelos cantos, Joanne decidiu continuar escrevendo suas histórias, agora em tempo integral. Pouco tempo depois, ela havia terminado o primeiro de seus vários livros – que acabaram se tornando uma famosa franquia de filmes – e que você certamente já ouviu falar: Harry Potter.

Joanne – ou J.K. Rowling, como é conhecida, é uma das pessoas mais ricas do mundo, figurando na famosa lista da Forbes, dona de uma fortuna bilionária! Assim como ela, várias outras pessoas também já foram demitidas e deram a volta por cima. Veja mais exemplos e inspire-se:

eles foram demitidos e deram a volta por cima walt disney

Walter Elias “Walt” Disney

Eles foram demitidos e deram a volta por cima

Walter trabalhava no jornal Kansas City Star, na área de animação gráfica. Apesar de todo o seu esforço, seu chefe não reconhecia o seu talento e seu potencial, e acabou mandando-o embora, alegando que ele não tinha imaginação nenhuma e não tinha boas ideias.

Algum tempo depois, Walter e seu irmão se mudaram para Hollywood e criaram o seu próprio estúdio de animação, o Disney Brothers’ Studio. Walter Elias “Walt” Disney foi responsável pela criação do Mickey Mouse e de todos os outros personagens famosos que todos nós conhecemos.

Demitido da própria empresa

Steve criou uma empresa de tecnologia e, em certo momento, resolveu contratar um executivo famoso para substituí-lo no comando, para ver se as vendas melhoravam. No entanto, depois de várias divergências com esse executivo, ele acabou sendo demitido da própria empresa, após uma decisão de toda a diretoria.

Ao invés de se deixar abater, Steve fundou outra empresa de tecnologia. Alguns anos depois, ele acabou vendendo essa nova firma para a sua antiga empresa, e ainda voltou a trabalhar no seu antigo emprego!

A antiga empresa era nada menos que a Apple, e Steve Jobs foi responsável por produtos como iPod, iPhone e iPad, e pela criação dos estúdios da Pixar, de onde saíram animações de sucesso como Toy Story, Vida de Inseto e muitos outros. Mais adiante, a Pixar foi vendida para a Disney.

Demitido na primeira apresentação

Aaron era um motorista de caminhão que tinha paixão pela música e adorava cantar. Decidido a ir atrás de seus sonhos, ele foi se apresentar em uma casa de shows na cidade de Nashville. Depois de se apresentar, o dono do estabelecimento o mandou embora, dizendo que ele não tinha talento e que era pra voltar a dirigir caminhões.

Para a sorte dele – e do mundo todo, ele não deu bola para o que o tolo homem disse. Elvis Aaron Presley, ou apenas Elvis Presley, foi um dos maiores nomes da música de todos os tempos, ficando mundialmente conhecido como o Rei do Rock.

Demitida por se envolver emocionalmente

Gail trabalhava como repórter em um canal de notícias da TV norte-americana. No entanto, seu chefe não gostava do modo que ela se envolvia nas histórias que contava, e acabou demitindo-a, dizendo que ela não servia para a TV.

Mais tarde, no entanto, ela conseguiu um trabalho em outro programa e a sua carreira deslanchou. Oprah Gail Winfrey, ou só Oprah Winfrey, é uma famosa apresentadora de televisão, e seu programa The Oprah Winfrey Show foi o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Saiu da entrevista sem ser contratado

O caso do japonês Soichiro é um pouco diferente, já que ele nem chegou a ser contratado. Como engenheiro, ele foi fazer uma entrevista de emprego na Toyota, em uma vaga para o respectivo cargo. No entanto, não obteve sucesso e acabou indo embora sem conseguir o emprego.

Resolveu, então, começar a mexer por conta própria em alguns motores e bicicletas na sua própria casa, criando assim as primeiras motocicletas. Depois de algum tempo, Soichiro Honda abriu a sua empresa – que leva o seu sobrenome, e que viria a se tornar uma das maiores fabricantes do mundo de motos, carros etc.

Conclusão

Não sei qual a razão pela qual nós odiamos tanto assim os fracassos, os tropeços que passamos em nossas vidas. Como acabamos de ver, esses fracassos são essenciais para nos moldar, para nos servir de aprendizado e até mesmo nos colocar na direção certa.

Assim, todo fracasso ou obstáculo – seja uma demissão, uma entrevista que não deu certo, um produto que não vendeu etc., deve servir de combustível para nós olharmos para nós mesmos e analisarmos com calma o que estamos fazendo, se realmente estamos no caminho correto.

O importante é sempre arriscar! Se não tentarmos algo, nunca saberemos se vai dar certo ou não. Por isso, nunca deixe de tentar por medo de fracassar, e nunca perca as esperanças!

Já dizia Thomas Edison:

Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.

*Thomas Edison fracassou mais de 2.000 vezes antes de inventar a lâmpada! Quando perguntado sobre isso, ele disse que não fracassou nem uma vez sequer, que o processo para desenvolver a lâmpada é que teve 2.000 etapas!

**Obs.: A história da criadora do Harry Potter, J. K. Rowling, e diversas outras histórias inspiradoras você encontra no livro Oportunidades Disfarçadas. Recomendo demais a leitura! 🙂

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *