Como Trabalhar de Figurante no SBT, na Globo, Record etc.

Veja como fazer para trabalhar de figurante no SBT, na Globo, Record, Band etc., em novelas ou mesmo em filmes para o cinema…

Muitas pessoas sonham em se ver na TV. Seja como atriz ou até mesmo figurante. Grandes nomes das teledramaturgias atuais começaram sendo figurantes, como Bruno Gagliasso, Cauã Reymond, Juliana Paes, Brad Pitt, Sharon Stone, entre outros.

O trabalho de figuração é extremamente importante na televisão e no cinema. São essas pessoas que compõem as cenas que fazem com que os atores pareçam inseridos em situações reais. Imagine o que seria do centro de uma cidade sem uma pessoa, um hospital sem pacientes, uma escola sem alunos, etc.

Em busca do sonho de ser descoberto e estar sempre presente nas grandes emissoras, muitas pessoas recorrem ao papel de figurante, mas você sabe como se tornar um deles?

como trabalhar de figurante no sbt na Globo Record novelas tv filmes cinema

Como trabalhar de figurante / Imagem: Wikimedia Commons

Como Trabalhar de Figurante no SBT, na Globo, Record etc.

A boa notícia é que as exigências para figuração não são tão altas. Não é preciso medidas certas nem faixa etária, basta que você tenha disciplina e desenvoltura com as câmeras, ficar a vontade na gravação é o único pré-requisito.

O figurante tem cachê baixo e costuma ficar o dia todo esperando sua gravação, por isso a paciência e persistência também são características apreciadas. Para ser figurante você deve procurar uma agência específica em sua cidade. Sim, uma agência de figurantes.

Por isso, ligue nas principais agências e converse para saber quais os requisitos. Em alguns locais, você precisa apenas enviar uma foto e preencher um cadastro com o nome, dados pessoais, altura, peso, entre outras características que podem ser interessantes a agência ter em seu cadastro.

Cada rede televisiva tem cadastro em diferentes agências e costuma buscar figuras de acordo com suas necessidades. Cabe à agência realizar o transporte dos figurantes e também sua alimentação.

Regras para trabalhar como Figurante

É importante lembrar que o figurante não pode tirar fotos do estúdio ou pedir fotos e autógrafos para os atores e atrizes. Falar com a produção também é proibido, já que na hora de gravar todos estão concentrados e tensos com todo o contexto da cena.

A figuração exige tempo e muita dedicação, é preciso saber esperar o tempo da gravação e não reclamar da demora ou do excesso de trabalho. Por isso, além de procurar uma agência, se lembre que a profissão ainda não é muito reconhecida no Brasil.

 

7 Comentários

  1. eduardo 9 de setembro de 2017
  2. Vanderlei Gonçalves 17 de novembro de 2017
  3. Joelma Santos cedro 21 de dezembro de 2017
  4. olimpio 20 de janeiro de 2018
  5. Ana Lúcia Baptista Monção 28 de março de 2018
  6. Samuel 12 de maio de 2018
  7. Elídio Silvestre 7 de novembro de 2018

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *