Programa Jovem Aprendiz: O que é? Como funciona?

O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal a fim de incentivar e facilitar a entrada de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Desta forma, com apoio e ajuda, fica muito mais fácil conquistar melhores posições no futuro.

O programa deve seguir sempre o que determina a Lei nº 10.097 de 19 de dezembro de 2000 e inúmeras empresas fazem parte, espalhadas em todo o território nacional. Entre as mais conhecidas e procuradas pelos jovens, podemos citar o Programa Menor Aprendiz Banco do Brasil, Jovem Aprendiz Caixa Econômica Federal, Menor Aprendiz Correios e afins.

programa jovem aprendiz vagas de emprego para menores de idade

Foto: Flickr / Programa Jovem Aprendiz – Senado Federal

Programa Jovem Aprendiz – Como funciona?

Para participar do programa o jovem precisa, antes de qualquer coisa, cumprir alguns pré-requisitos:

* Ter idade entre 14 e 18 anos
* Estudar em escola pública
* Ter renda familiar per capta abaixo de um salário mínimo

O processo é organizado por instituições e organizações não governamentais que tem como objetivo fomentar e facilitar o ensino e a entrada de jovens aprendizes no mercado de trabalho, como por exemplo, o CIEE, o IEL e outras.

São estas instituições que organizam os processos seletivos e encaminham os jovens interessados para as empresas participantes do programa.

Contrato – Menor Aprendiz

O jovem aprendiz selecionado irá assinar um contrato de dois anos, durante o qual deverá trabalhar na empresa, com supervisão de um funcionário da empresa. Passará por avaliações e terá que frequentar cursos teóricos para uma melhor preparação profissional.

Ao final do contrato, o jovem aprendiz poderá ou não ser contratado pela empresa, dependendo da natureza do local onde atuou. De qualquer forma, sairá da experiência com uma vivência no mundo profissional onde terá aprendido sobre responsabilidade e todas as características procuradas por empresas dos mais diversos segmentos.

Vantagens em participar do programa Jovem Aprendiz

Além da formação prática e teórica e de uma maior chance de conquistar melhores posições no mercado de trabalho no futuro, durante o programa os menores aprendizes recebem um salário mínimo, vale transporte e vale alimentação, além de benefícios que podem mudar de acordo com a empresa.

Para informações sobre o programa, processos seletivos ou vagas em aberto, é indicado procurar as instituições relacionadas à formação de jovens presentes na região onde se vive.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *