Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego

Em qualquer área de atuação, o mercado de trabalho sempre é competitivo, principalmente para posições de destaque. Colecionar estratégias para procurar se diferenciar de todos é fundamental, e pode ser uma boa economia de tempo para que você não continue batendo a cabeça, fazendo diversas entrevistas que não surtirão resultado.

Pense só: se você conseguiu que ao menos seu currículo fosse selecionado dentre dezenas, centenas ou até milhares de outros currículos, você já tem meio caminho andado. Agora é hora de fazer tudo o que estava descrito sobre você naquela folha valer a pena.

Para isso, confira agora algumas dicas de como você deve se comportar nas entrevistas de emprego:

como se comportar em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Em primeiro lugar, postura e aparência não são clichês, são realidades!

O processo seletivo começa antes mesmo de você chegar para a entrevista. Se você procurar conhecer a empresa em que foi chamado, chegará munido de informações e se sentirá mais seguro e até familiarizado com o possível novo local de trabalho.

Pesquise informações, se conhecer funcionários que trabalham lá, converse com eles e tente conhecer pelo menos o básico da cultura, produtos e serviços da empresa. Em algum momento, durante a entrevista de emprego, você certamente terá a oportunidade de mostrar o quanto se interessou em pesquisar sobre a empresa, e isso dará a entender que você seria um funcionário dedicado. Ponto para você!

Essa é sua única chance!

A máxima de que “não há uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”, é verdadeira. Essa é sua grande chance e, não só a sua boa aparência, mas a postura que você adotar farão um grande diferencial.

O corpo fala, então tome atenção não somente ao seu vocabulário, mas ao seu corpo. Olhar inseguro, aperto de mãos muito frouxo ou mãos nervosas que ora deslizam pelo cabelo, ora podem estar cruzadas, demonstram insegurança e inquietação. Ao invés disso, procure relaxar e manter a calma. Tente amenizar a ansiedade e evite ficar se distraindo com qualquer tipo de objeto.

Falar com clareza na hora em que for entrevistado contará pontos positivos, assim como se policiar no uso de gírias e outros tipos de palavras não convencionais para uma ocasião formal como esta.

Procure não prestar muita atenção em seus concorrentes também. A “pressão” do momento, e sua provável auto-cobrança, podem levá-lo a achar que todos que estão ali são melhores que você. E isso não é verdade! Confie em si mesmo e transmita essa confiança ao seu entrevistador.

Tem alguma experiência bacana com entrevistas de emprego para compartilhar? Então deixe nos comentários abaixo! 🙂

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *